Como degustar

"Você pode aumentar o seu prazer quatro ou cinco vezes simplesmente aprendendo a degustar chocolate."

Chloe Doutre-Roussel, autora de "The Chocolate Connoisseur"


Mas, não se preocupe. Não há gosto "certo ou errado". O melhor chocolate é o que você gosta. Na verdade, não existem duas pessoas que percebem o aroma ou sabor exatamente da mesma maneira. Seu paladar também evolui e aguça ao longo do tempo e com a experiência. Cada provador deve observar e descrever o que lhes agrada e o que desagrada também. Esta pode ser uma brincadeira deliciosa e descontraída.


Olhe!

Nós comemos com nossos olhos. A aparência é parte do prazer inicial. A cor de chocolate varia, dependendo do tipo, da percentagem de cacau, da presença e da quantidade de leite ou de creme e da fonte dos grãos a partir do qual ele foi feito.


Cheire!

Antes de degustar, esfregue um pedaço de chocolate com o polegar para aquecer e soltar o seu aroma. Leve-o em direção ao nariz com as mãos em concha para capturar e inspire. Com o tempo e a prática, ao comparar um pedaço com outro, você vai notar diferenças gerais na riqueza, intensidade e doçura.


Sinta a textura!

A textura suave e cremosa, que derrete na boca, é tão sedutora que muitas pessoas são mais influenciadas pela textura do que pelo sabor. Comece ouvindo o estalo! É a primeira pista para a textura...


Saboreie!

Paladar é outra palavra para textura. Depois de olhar, cheirar, e sentir a textura, coloque o chocolate em sua boca. Mas, resista ao impulso de mastigar e comer. Em vez disso, mantenha o chocolate contra o céu da boca e passe a língua sobre a parte inferior do mesmo, observando primeiro como se derrete e, em seguida, como se sente. E a degustação termina... Que tal outra amanhã?

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba
promoções exclusivas por e-mail!

Copyright © Gallete | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por E-assis